Friday, December 03, 2010

Arsénico! Veneno para uns, a subsistência para outros

Vamos avançando no campo dos organismos que conseguem manter uma forma de vida em condições envolventes extremas e nada consentâneas com aquelas que habitualmente assumimos como "normais".

O que agora aparece, e pode ser interessante para analisar a possibilidade de vida em meios extremos que, quer podem surgir no próprio planeta Terra (geobiologia) quer no exterior do planeta (astrobiologia).

Já sabíamos de casos extremos de vivência em meios de enxofre ou de fósforo.

Eis que se junta ao grupo o arsénico.

Mais em:
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=arsenic-life&WT.mc_id=SA_DD_20101202

Monday, October 25, 2010

O Mundo do Silêncio pouco silencioso para os cetáceos

Já há bastante tempo que a comunidade cientifica vem alertando para o aumento de ruído no oceano e as suas implicações no habitat das espécies.

A situação talvez não seja ainda muito grave na faixa de frequências da zona do audível mas nas infras frequências o problema já oferece outros contornos.

Mais informações em:

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=noise-reduces-ocean-habitat-for-whales&sc=DD_20101022

Thursday, October 14, 2010

Os produtos farmacêuticos que… vão para o Mar


Quarta-feira, 20 de Outubro, a partir das 18h30, no Pátio B@r em Faro

«Os produtos farmacêuticos que… vão para o Mar» é o tema do próximo Café Oceano

O desenvolvimento dos produtos farmacêuticos foram apresentados no mês passado como sendo umas das várias funções económicas do mar. Infelizmente estes mesmos produtos farmacêuticos têm mais uma relação com o mar. «Os produtos farmacêuticos que vão para o Mar» é o tema da conversa do próximo Café Oceano, apresentado por Maria Gonzalez Rey, Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (UAlg). Esta sessão do Café Oceano irá decorrer no já conhecido Pátio B@r em Faro, das 18h30 às 20h00.

Todos os dias se ouve falar de poluição marinha com impactos ambientais mais ou menos importantes. No entanto, pouco se fala dos “novos” poluentes ligados ao aumento do bem estar da população humana: os fármacos.

Assim, nesta próxima sessão do Café Oceano, a convidada deste tema irá apresentar alguns dos mais recentes estudos sobre estes novos poluentes: Quem são? Donde vêm? Quais os seus impactos?


Wednesday, September 22, 2010

Os produtos farmacêuticos que vêm do Mar

Sexta-feira, 24 de Setembro, a partir das 18h30, no Ria Shopping



O primeiro Café Oceano do ano lectivo 2010-2011 pretende dar a conhecer uma das várias funções económicas do mar. «Os produtos farmacêuticos que vêm do Mar» é o tema da conversa, que será conduzida por Ana Grenha, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia e investigadora do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve (UAlg). Esta sessão do Café Oceano, que se realiza durante a Semana Mundial do Mar, na próxima sexta-feira, entre as 18h30 e as 20h00 no Ria Shopping, integra-se também no evento “Cientistas ao Palco - Noite dos Investigadores 2010”.

Todos nós temos em mente algumas das funções económicas dos oceanos, em particular no que diz respeito à pesca e ou lazer. No entanto existem vertentes económicas provenientes do Mar muito menos conhecidas. É o caso do Mar como fonte de produtos químicos para as indústrias cosméticas e farmacêuticas.
Assim, nesta próxima sessão do Café Oceano, Ana Grenha irá apresentar esta faceta desconhecida dos produtos do mar. Quais são eles? Donde vêm e como são descobertos?

Thursday, January 28, 2010

Longe do olhar… o lixo no mar



O primeiro Café Oceano de 2010 é dedicado à poluição dos oceanos por objectos. «Longe do Olhar... O lixo no mar!» é o tema da conversa, que será conduzida por Pedro Neves, investigador do Centro de Mergulho Científico da Universidade do Algarve (UAlg), que lida com esta realidade numa base diária e que estará no Pátio de Letras hoje quinta-feira dia 28 de Janeiro, entre as 18h30 e as 20h00 como convidado principal em mais uma sessão do Café Oceano.

 

«Por descuido, por imprudência ou "por azar", muito do lixo que produzimos diariamente vai parar ao mar. E o provérbio "longe da vista, longe do coração" parece aplicar-se na perfeição a esta realidade, desconhecida pela grande maioria das pessoas», observa Pedro Neves, lamentando que «à semelhança do que acontece nos nossos passeios por terra, também eu encontro frequentemente bastante lixo nos meus passeios subaquáticos».

Assim, nesta próxima sessão do Café Oceano, Pedro Neves tentará responder a várias questões. De onde vem este lixo, quem o produz e como vai parar ao mar? Há na realidade uma ilha de plástico no fundo do mar? Quais as consequências da presença deste lixo?

Cristina Veiga-Pires sublinha que «costumamos ouvir falar da poluição dos oceanos através dos produtos químicos e tóxicos, muito mais raramente se fala da poluição dos oceanos por objectos». A moderadora do Café Oceano lembra que «já existe actualmente, de facto, uma “corrente de plásticos no Pacifico”» e que dedicar a próxima sessão do Café Oceano a esta temática «será também uma forma de sensibilizar as pessoas para a acção nacional “Limpar Portugal”, prevista para Março, em que estão envolvidos vários docentes e investigadores da Universidade do Algarve».

A iniciativa «Limpar Portugal» partiu de um grupo de amigos que ouviu falar de um projecto semelhante desenvolvido na Estónia em 2008. A proposta de limpar a floresta portuguesa num só dia surgiu neste contexto e em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com mais de 17000 voluntários registados. Segundo João Sendão, investigador na UAlg e um dos dinamizadores do movimento «Limpar Portugal» em Faro, «o objectivo será juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos».