Monday, June 05, 2006

Nome dos Oceanos

Lá estava eu na net á procura de moradas de instituições para mandar o meu curriculo, e fui até á pagina do instituto de Oceanografia da Univesidade dos Açores e ao que me deparei com uma pagina bastante interessante sobre os Oceanos e o que descobri? A Origem dos nomes dos Oceanos. Ora vejam lá:

Oceano Pacífico:
O nome foi-lhe dado em 1520 na expedição de Fernão de Magalhães e deve-se ao bom tempo que os marinheiros encontraram enquanto atravessavam o Pacífico.

Oceano Atlântico:
A palavra Atlântico é relativa a Atlas, deus da teogonia primitiva grega que sustentava sobre as suas costas o céu."Atlântico" era usado na antiguidade para designar o oceano a oeste daEuropa. De acordo com Hérodote, este nome é originário do povo dos Atlantes que habita em Marrocos junto ao monte Atlas. Esta denominação desapareceu,no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de "MarOcidental" ou "Mar do Norte". O responsável pelo reaparecimento do nome"Atlântico", foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento a nomenculatura da idade média foi gradualmente sendo substituida por este nome, que subsistiu até aos nossos dias.

Oceano Índico:
Recebeu este nome pela sua proximidade ao sub-continente da Índia.

Oceano Artico:
Foi-lhe atribuído o nome da constelação Ursa Maior (arktos=urso).

Oceano Antártico:
A sua localização no Hemisfério Sul foi o motivo deste nome. Antárticosignifica estar oposto ao Ártico.

5 comments:

Anonymous said...

75% do nosso Planeta Terra é composto por água ..!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

O DOP em grande!
Gostei da informação.
Espero que a entrega dos currículos tenha dado resultado e que neste momento esteja na bela ilha do Faial ;)

Anonymous said...

Na realidade, acho que "Antárctico" não significa "oposto ao Árctico" mas sim "perante o Árctico" ou "diante do Árctico". Para que o significado "oposto ao Árctico" tivesse mais sentido, o termo correcto deveria ser "Antiárctico". Confronte-se, por exemplo, com o significado das divindades gregas "Eros" (=Amor) e "Anteros" (=diante do Amor).