Monday, November 13, 2006

Resumo último café oceano

De uma forma abreviada o que foi dito no último café oceano foi:

A energia das ondas e marés são uma energia alternativa à energia actualmente usada em Portugal e no resto do mundo, para a aplicação de sistema de aproveitamento da energia das ondas são necessários certos requisitos sendo eles, marés com amplitudes entre o 1,5 metros e os 2 metros e períodos entre os 8 a 10 segundos.
Existem vários sistemas de aproveitamento da energia das ondas sendo eles, a coluna de água oscilante, AWS (Arquimedes Wave Sing), Wave Dragon e as serpentes marítimas ou Pelamis.
A coluna de água oscilante está agora a ser estudada na Ilha do Pico nos Açores e na Escócia. Uma nova optimização deste sistema é, a sua implementação em zonas portuárias, mas o aproveitamento energético não é muito grande.
O AWS é completamente submerso, e funciona pela pressão criada pela passagem da crista e a passagem da cava da onda, e é esta diferença de pressão que vai criar energia. Existem uma unidade piloto instalada na Póvoa de Varzim. A desvantagem deste sistema é a necessidade de colocação de varias turbinas e a área terá de ser interdita á navegação.
O sistema Wave Dragon está em protótipo no Báltico e não existem em Portugal. Funciona por gravidade, é flutuante e possui rampas laterais e um reservatorio de água. Neste reservatorio existem turbinas e à entrada de água no reservatório as turbinas vão gerar a energia.
O último sistema é as serpentes marinhas ou Pelamis, é um sistema mais complexo. É semi submerso e funciona pela passagem das ondas nos cilindros da serpente e a utilização de óleo que é bombeado para gerar a energia. Este equipamento deve ser colocado a 3 milhas na costa. É um sistema em estudo em Portugal.
As vantagens da colocação destes sistemas é a possibilidade de aplicação na costa Oeste Portuguesa, as boas infra-estruturas de apoio nas zonas previstas á implementação dos sistemas, a existência de conhecimentos técnico-científicos e a energia poderia ser vendida a bom preço.
Pensa-se em aplicar este sistema numa extensão entre os 250 a 300 km na costa Oeste Portuguesa e pode gerar um quinto da energia produzida actualmente em Portugal.

1 comment:

N.M said...

Este foi sem duvida o melhor café oceano a que assiti,não que os outros tenham sido maus mto pelo contrario,mas este foi diferente.O tema foi mto interessante,os oradores eram também mto bons e também foi fixe devido ao facto de tar mais gente o que permitiu um dialogo melhor com os oradores.
Fiquei a saber umas coisas mto interessantes sobre a energia das ondas e sobre os sistemas que permitem retirar a energia dessas mesmas ondas.
Mal posso esperar pelo proximo cafe oceano...