Tuesday, September 06, 2005

Isostasia vs Eustasia: Será que o nível do mar está a subir em todo o planeta?

Foto retirada do Site na National Geographic

O tema sugerido para o próximo Café Oceano foi "Isostasia vs Eustasia: Será que o nivel do mar está a subir em todo o planeta". Assim sendo fiz umas pesquisas na net e encontrei sites muito interessantes sobre o nivel do mar nomeadamente o site da National Geographic que contém na página um video sobre a massa de gelo do Polo Norte (http://www.nationalgeographic.pt/revista/0904/feature6/default.asp) .
Tal como fiz para o último Café Oceano vou colocar aqui no blog informações sobre o tema que vai ser discutido.

O termo eustasia significa uma subida ou descida geral do nível dos oceanos ocasionada por variações climáticas globais.

O termo isostasia significa busca do equilíbrio do tipo hidrostatico de massas litosféricas sobre a astenosfera, à semelhança de corpos flutuantes sobre um líquido.

Quanto à subida do nível do mar li no site na National Geographic que alguns cientistas responsáveis pela avaliação do estado do planeta dizem que este está a aquecer. Estes mesmos cientistas observaram que a neve do Kilimanjaro está a derreter mais de 80% desde 1912 (existem varios trabalhos de Lonnie Thompson sobre este assunto que podem ser consultados na net ou em revistas da especialidade). Estes mesmos cientistas observaram que os Glaciares do Garhwal Himalaia na India estão a regredir tão rapidamente que se assim continuar em 2035 podem já naõ existir.
Já pensaram então o que vai acontecer ao resto do mundo? Será que realmente em todos os locais o nivel do mar está a subir da mesma forma?

Podem ler mais coisas sobre o tema em sites como:

- http://www.agu.org/revgeophys/dougla01/dougla01.html
- http://www.grida.no/climate/vital/19.htm
- http://www.grida.no/climate/ipcc_tar/wg1/408.htm
- http://en.wikipedia.org/wiki/Sea_level_rise
- http://douweosinga.com/projects/sealevel (simulação de como ficará a Europa com a subida do nível do mar)


Até ao próximo Café Oceano

No comments: