Thursday, November 23, 2006

Saúde e Oceanos


O oceano e a saúde pública podem interagir de um modo negativo. Anualmente, há cerca de 76 milhões de casos de doenças provocadas pelos oceanos, devido à globalização da alimentação, pois a exportação dos alimentos é efectuada sem controlo nem regras, muitas vezes de países com menos condições, além de se desconhecer o local onde o peixe e o marisco que se consomem são capturados.
Os oceanos são muito vulneráveis à poluição, servindo como depósito de detritos humanos (fertilizantes, metais pesados, resíduos urbanos e industriais…), principalmente nas últimas décadas, contaminando as águas marinhas. A água contaminada (com elevada carga orgânica e agentes microbiológicos - bactérias e vírus), o saneamento desadequado e a falta de condições de higiene são apontados como responsáveis por mais de 80% das doenças dos países em desenvolvimento (como gastroentrites, hepatites, febres tifóides e cólera) e pela perturbação dos ecossistemas. As marés vermelhas e os blooms estão ligados às doenças renais, devido às suas toxinas, podendo induzir asma a habitantes da zona costeira.
Os petroleiros, através do transporte oceânico, podem transportar vírus, bactérias e outras doenças de zonas que não têm tratamento de esgotos.
Anualmente, chegam cerca de 700 milhões de turistas a vários países do mundo, podendo trazer contaminação/doenças. Outro aspecto negativo são as rações utilizadas em aquacultura, onde se utilizam cobre e antibióticos, para se obter um lucro rápido.
Por outro lado, o oceano também pode ser visto como uma fonte de oportunidades, embora se desconheça uma grande diversidade de organismos e moléculas aí existentes. Sabe-se que os primeiros estudos de neurologia foram efectuados com lulas, alguns compostos para combater o cancro também são obtidos de algumas espécies marinhas e as algas podem ser utilizadas como terapia e elementos nutritivos.
Cátia Luis

5 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Ponto Verde said...

Visualmente muito bom este seu blogue e com um excelente conteúdo, um covite para visitar o www.a-sul.blogspot.com Obrigado.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Olá!
Me encantei com seu blog!
gostei de tudo !
Tenho um blog sobre o meio ambiente e gostaria muito de trocarmos links!
Para vir ti visitar frequentemente!
Minha url é www.salveonossoplaneta.blogspot.com
Bjus e esperanças*
Conto com sua visita e opnião!
Nádia Bonani*